domingo, 14 de novembro de 2010

A FRAGILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO GSM EM MISSÃO CRÍTICA


SISTEMA DE BLOQUEIO DE CELULAR
As forças de Segurança Pública estão investindo pesado em tecnologias GSM para transmissão de dados e rastreamento de viaturas, porém, “toda medida provoca uma contra medida” e no caso dos equipamentos de AVL baseados em tecnologias GSM esta máxima também se aplica. Os sistemas GSM são eficientes e de baixo custo, porém, sua aplicação permite bloqueios através de equipamentos portáteis e de baixo custo no mercado (China, Paraguai, Rua Santa Efigênia, galeria Pagé, etc.).
Os equipamentos para bloqueio de celular foram desenvolvidos para emprego militar para permitir a interferência das comunicações inimigas (conhecidos como “jammer” anulador/neutralizador de comunicações celulares). Mas quase toda a tecnologia militar acaba tendo uso na vida civil e no caso da tecnologia de bloqueio de sinais de celulares e demais equipamentos baseados nesta tecnologia (GSM, TDMA, etc.) este uso acabaria sendo desviado para favorecer as práticas criminosas e os desvios de conduta.
O bloqueador celular utiliza uma moderna técnica de processo de sinal para interferir a conexão entre os celulares e a torre de controle pela qual se esta comunicando em forma continua. Trabalha emitindo ondas de rádio freqüência em baixa potência, que bloqueiam as comunicações celulares em diferentes escalas dependendo da potencia do bloqueador celular e o seu ponto geográfico dentro da rede celular.
Uma vez ativado o equipamento irá bloquear as ligações e as mensagens de texto de celulares e de qualquer outro equipamento que utilize esta tecnologia, que estiverem na área de ação do “JAMMER”, gerando interferência entre os celulares e a torre base, exibindo na tela a mensagem “Sem Sinal” “Sem Rede” ou a tela ficará normal, mas não poderá emitir nem receber nenhuma comunicação ou mensagem de texto. Todas as ligações entrantes ingressarão diretamente à secretária eletrônica, como se o celular se encontrasse fora de cobertura.
“CRIMINOSOS QUE USAM BLOQUEADORES DE GPS DESAFIAM A POLICIA”
O alerta foi dado pelo DEIC, em setembro de 2010, mas esta tecnologia já esta se estabelecendo no meio criminoso. Este recurso está sendo usado com frequência pelos ladrões de carga de veículos e vários “JAMER” já foram apreendidos pelas Forças de Segurança Pública. Em várias partes do país este recurso tecnológico é empregado pelos criminosos em roubos a caminhões que possuem rastreadores GPS com tecnologia de celular (GSM e outras) o equipamento de bloqueio é vendido livremente na INTERNET ou contrabandeado e vendido ilegalmente nas ruas (no mercado paralelo) e, até mesmo, de forma legal em lojas de produtos eletrônicos. Não existe proibição ou restrição de aquisição deste equipamento, portanto a venda não é “crime”, porém os criminosos utilizam este recurso para interceptar caminhões e outros veículos que transportam cargas valiosas (remédio, eletro eletrônicos, cigarros, etc.)
EXEMPLO DE ESPECIFICAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO BLOQUEADOR DISPONIVEL NO MERCADO

Freqüência de trabalho para a América: GSM850, GSM1900, e w-CDMA 2110 MHz
Área de bloqueio até 50 metros de raio
Potência de Saída de GSM900/CDMA800 banda 2w, outros 1.5w, total 6.5w
Corrente & Tensão de 200 ma DC 12V e entre AC120 ~ 240V
Impedância de 50 ohms
Dimensão de 250 x 53 x 355 / 155 milímetros
Trabalha em Temperaturas entre -15 ~ 60 graus
Embalagem 1 conjunto por caixa
Peso de 2500 gramas
custo: R$ 600,00

2 comentários:

  1. Diferente do colocado, o uso deste equipamento sem autorização é crime tipificado no Art. 163 da Lei Geral de Telecomunicações: Uso não Autorizado de Radiofrequencia.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que você não tenha entendido o conteúdo do texto, postado no blog - segue um trecho em destaque:
    “...o equipamento de bloqueio é vendido livremente na INTERNET ou contrabandeado e vendido ilegalmente nas ruas (no mercado paralelo) e, até mesmo, de forma legal em lojas de produtos eletrônicos. Não existe proibição ou restrição de aquisição deste equipamento, portanto a venda não é “crime”, porém os criminosos utilizam este recurso para interceptar caminhões e outros veículos que transportam cargas valiosas (remédio, eletro eletrônicos, cigarros, etc.)...”
    Prezado “Anônimo” que eu informo e alerto, no blog, é quanto a utilização indevida e a livre comercialização deste equipamento, e que “A VENDA NÃO É CRIME!!!”, por exemplo, você pode adquirir qualquer equipamento rádio no comércio legal sem a necessidade de apresentar uma licença de PX ou PY, inclusive as estações de rádio pirata são comercializadas legalmente. O uso sem licença destes equipamentos é que é combatido pela ANATEL, portanto, leia mais uma vez o Artigo 163, reproduzido abaixo, e você poderá observar que a legislação é clara quanto a proibição do “ uso da radiofreqüência”
    Art. 163. O uso de radiofreqüência, tendo ou não caráter de exclusividade, dependerá de prévia outorga da Agência, mediante autorização, nos termos da regulamentação.
    § 1° Autorização de uso de radiofreqüência é o ato administrativo vinculado, associado à concessão, permissão ou autorização para prestação de serviço de telecomunicações, que atribui a interessado, por prazo determinado, o direito de uso de radiofreqüência, nas condições legais e regulamentares.
    § 2° Independerão de outorga:
    I - o uso de radiofreqüência por meio de equipamentos de radiação restrita definidos pela Agência;
    II - o uso, pelas Forças Armadas, de radiofreqüências nas faixas destinadas a fins exclusivamente militares.
    § 3° A eficácia da autorização de uso de radiofreqüência dependerá de publicação de extrato no Diário Oficial da União.
    Mas venhamos e convenhamos, o marginal que pratica o roubo ou furto , está pouco se lixando para as leis afinal de contas ele é um marginal por opção e o agente mal intencionado já está praticando um ato cujo o resultado já é uma ação, consciente, contrária as normas e regulamentos. Portanto, os marginais e os mal intencionados, estão nem aí para a Lei Geral da Telecomunicações.

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator