domingo, 24 de junho de 2012

RIO + 20: PMERJ UTILIZA TECNOLOGIA DO FBI










A Polícia Militar utilizou intensamente uma eficiente tecnologia fornecida pelo FBI, o sistema de Comando e Controle Virtual (VCC), disponibilizado no ambiente do Law Enforcement Online (LEO/FBI). A aplicação do VCC/LEO objetivou otimizar o planejamento estratégico para aplicação do efetivo da PMERJ, principalmente, nos locais que receberiam os líderes mundiais e a diversidade de ativistas vindas de todos os recantos do planeta para participar do evento, capitaneado pela ONU, sem que  houvesse qualquer prejuízo a qualidade de atendimento das demais localidades da  Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Decisão que, ao término da Rio + 20, demonstrou ter sido eficiente e eficaz, visto que, permitiu que a cidade do Rio de Janeiro pudesse mostrar suas belezas e a hospitalidade do povo carioca, com a maior tranquilidade. 

O LEO é fornecido pelo FBI, aos membros da comunidade da aplicação da lei sem nenhum custo para as agências. O FBI, ao oferecer o LEO (gratuitamente), objetiva, basicamente, um constante e eficiente intercambio de informações de interesse de toda a comunidade internacional de Segurança Pública. Através de um portal de fácil usabilidade, facilidade promovida por interfaces muito simples e objetivas.
O LEO pode ser utilizado online (em tempo real) 7 dias por semana, 24 horas por dia, através de um acesso controlado de comunicação e compartilhamento de informações do repositório de dados de interesse da Segurança Pública. O LEO fornece um eficiente acesso WEB através de login e senha o que permite que os usuários do sistema possam acessa-lo, de forma segura, de qualquer lugar do mundo, através da rede mundial de computadores (INTERNET).

No Rio de janeiro durante a Rio + 20, a PMERJ manteve (24X7), em seus Centros de Comando e Controle (figura1), uma equipe de policiais militares, que foram intensamente treinados no uso do aplicativo foi utilizada na utilização do VCC/LEO. A missão desta equipe especializada era coletar todos os dados pertinentes para segurança publica e introduzi-los, o mais rápido possível, no ambiente do Centro de Comando Virtual (VCC/LEO), estes dados eram coletados e depurados no CECOPOM, Centro de Comando localizado no Quartel General da PMERJ, onde o conhecimento obtido era transformado em ações de inteligência para o planejamento da aplicação do policiamento adequado (intensificação ou deslocamento).


VCC/ LEO sendo utilizado em um Centro de Comando da Rio + 20

                                                                                   Figura 1: Blog Comunicações Criticas

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator