quinta-feira, 22 de março de 2012

Canoas adota tablets para registro de ocorrências


Solução foi desenvolvida pela Trevisan em parceria com a Claro

A Guarda Municipal de Canoas adotou os tablets como aliado da segurança. Desde o início de janeiro que entrou em operação em caráter oficial o projeto de registro eletrônico, baseado no uso de dez tablets pelas equipes da Guarda Municipal. Conectados à rede 3G da Claro, os dispositivos são usados para registro de ocorrências, eliminando o uso de papel. “O serviço ganhou agilidade e inteligência”, explica o secretário de Segurança Pública e Cidadania em exercício de Canoas, Túlio Moreira.
Além de garantir o envio das informações em tempo real para a base de dados da Guarda Municipal, o sistema agrega inteligência porque vai permitir o mapeamento das ocorrências, com consequente adoção de medidas para contornar possíveis desvios detectados a partir da mensuração dos resultados.
Isso é possível porque os dados coletados serão georeferenciados pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas. Assim, todos os atendimentos serão divididos por tipo de atendimento, bairro, horário, solicitante etc. Este georeferenciamento servirá como parâmetro para a verificação de regiões mais problemáticas.
O aplicativo que roda nos tablets Galaxy Tab foi desenvolvido pela Trevisan Tecnologia, por meio da plataforma tecnológica uMov.me. Entre as funcionalidades da solução está a interação com outros órgãos públicos. Quando é detectada uma ocorrência que envolva o trabalho de outra secretaria, como, por exemplo, a de Meio Ambiente (poda de árvores, desobstrução de acessos, entre outros serviços), a solicitação é enviada instantaneamente via intranet para a secretaria responsável. Moreira explica que este processo levava até uma semana para ser concluído, e agora passa a ser executado em segundos.

Marineide Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator