sexta-feira, 8 de maio de 2015

Exército retoma pressão à Anatel por mais espectro no 4G em 700 Mhz


Ana Paula Lobo ... 08/05/2015 ... Convergência Digital


O Exército brasileiro quer aproveitar o fato de a Oi não ter participado do leilão 4G em 700 Mhz para pressionar a Anatel para ampliar a faixa de espectro destinada à segurança nacional - 5Mhz + 5 Mhz. O Coronel Claudio Eduardo Martins Freitas, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, revela que a instituição reivindica 10Mhz +10Mhz.
"Temos no 4g em 700 Mhz a oportunidade de se ter uma rede única de segurança para todas as forças armadas. Isso não aconteceu no sistema de voz( há sistemas distintos em uso). E queremos muito possibilitar essa unidade. Ela é necessária para uma estratégia nacional de segurança pública", salientou o Coronel, que participou da 15ª Rio Wireless, realizada nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro. 
O Coronel Claudio Freitas disse que a rede própria em 4G é absolutamente necessária. "Há transmissões que precisam ser feitas em ambiente absolutamente seguro. Também não podemos ficar 100% dependentes de terceiros. Não seria estratégico", explica. Mas parcerias com as teles não estão descartadas. 
"Vamos fazer licitações. Precisamos de redundância e as teles podem e devem ser parceiras. Também estamos avaliando a sublocação das antenas já existentes. Não há porquê colocar novas antenas onde elas já existem", reforçou. O Exército - que já fez um teste com a Motorola Solutions - fará outro com o CPqD para o uso do LTE nacional. Mas outros fabricantes também estão se candidatando aos pilotos. 
"Vamos abrir oportunidades para todos. Mas uma questão está fechada: todos os equipamentos precisam ser fabricados no Brasil. Sem isso não porquê investir. Tecnologia nacional também é item importante na licitação que vamos promover", destaca o coronel Claudio Eduardo Freitas. A primeira grande licitação deve sair em 60 dias: a compra de terminais de comunicação, todos já com o recurso LTE embutido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator