domingo, 28 de fevereiro de 2010

A TECNOLOGIA TETRA O MEIO AMBIENTE E A RADIOPERFUMARIA


Caixa de Socorro Policial da PM - RJ/1910.

O aumento no número de ERBs da rede TETRA/RJ exige um preocupante aumento de fatores impactantes ao Meio Ambiente. Pois, cada novo “SITE” TETRA demanda mais consumo de energia elétrica para atender a necessidade, por exemplo, de refrigeração ambiente, iluminação (interna e externa), operacionalizar os transmissores e receptores ....; Torres e edículas também devem ser construídas e são objetos estranhos que promovem grande impacto ao Ecossistema que compõem o local de instalação, junte-se a isso a Poluição Visual.
“É preciso ter sempre em mente que as APPs, incluindo aquelas relativas a topos de morros, montanhas e serras - que agora são objeto de discussão questionável por Grupo de Trabalho no CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente, são bens de interesse nacional e espaços territoriais especialmente protegidos (art.225, CF). As APPs, cobertas ou não por vegetação, têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. (Carlos Bocuhy, site O Eco)
Na área de Radiocomunicações para Segurança Pública existe uma pergunta que deve ser feita antes da aquisição de qualquer tecnologia, REALMENTE NECESSITO DESTA “FUNÇÃO” NO MEU RÁDIO? E esta é a pergunta que venho me fazendo desde 2007, ano dos JOGOS PANAMERICANOS no RJ. Existe uma grande quantidade de recursos ofertados pelos fabricantes de Tecnologias de Radiocomunicações (TETRA, APCO25, TETRAPOL, etc.). E diante de tanta “RADIOPERFUMARIA” eu passei a questionar de forma solitária: O que o usuário (PM,PC,BM, GM) realmente necessita que seu rádio lhe forneça de imediato? Quais são realmente as funções exigidas no “Combate Urbano” desta importante ferramenta de trabalho? Ferramenta que, na maioria das vezes, é mais importante do que a arma para o Profissional de Segurança Pública. Vou cometer o sacrilégio, na ótica dos vendedores de “RADIOPERFUMARIA”, de afirmar que, na prática, as funções básicas são muito poucas, dá até para contar nos dedos: PTT, controle de volume de áudio, microfone e fone de ouvido com acionamento PTT pela voz e/ou manual, indicador visual de canal ou grupo, acionamento simples o objetivo dos canais ou grupos, scanner de canais ou grupos, indicador visual de TX/RX, GPS (integrado), criptografia (64 ou 128 Bits) e TX/RX de SMS. Na verdade o Profissional de Segurança Pública quer ouvir e ser ouvido , principalmente, nos momentos de emergência (prioridades) em que o apoio dos companheiros é imprescindível e nada mais.
Renato Cesar de Oliveira Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator