terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oi iniciará os testes da faixa de 450 MHz para banda larga rural



*Com informações da Agência Brasil

Piloto será realizado pela Oi em cinco cidades localizadas em regiões remotas. Leilão da faixa está previsto para maio.

Começam nesta semana os testes para avaliar o uso da faixa de 450 MHz que será utilizada pelas operadoras móveis para levar serviços de telecomunicações para Regiões Rurais do Brasil, onde não há infraestrutura cabeada. Um piloto será lançado na quinta-feira (16/2) pela Oi, inicialmente, abrangendo os municípios paranaenses de Morretes, Antonina e Realeza, além Regiões remotas de Manaus e Brasília.

Essas regiões foram selecionadas por possuírem diferentes aspectos geográficos e demonstrarão a importância da faixa de 450 MHz para levar telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga para a população rural do Brasil. A abrangência geográfica desses serviços deve ser de 30 quilômetros a partir da mancha urbana da cidade, em direção à área rural.

A faixa de 450 MHz foi destinada pelo governo federal para o atendimento rural e áreas remotas, devido a sua característica técnica de possibilitar a cobertura de grandes extensões geográficas com menor custo. A estimativa é que a velocidade da conexão de dados seja de aproximadamente 300 kbps.

O governo espera que mais de 24 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo sistema depois que a tecnologia começar a ser efetivamente implementada.

“Nós vamos testar o funcionamento da rede de 450 MHz. Então, veremos como vai se comportar a conexão para decidir como trabalhar no uso da freqüência”, afirma o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O decreto nº 7.512/2011, assinado em junho do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, estabeleceu metas de universalização para serviços de telecomunicações. O decreto determina que o uso da faixa de 450 MHz deve promover a ampliação dos serviços de telecomunicações nas regiões remotas e entregar banda larga gratuita a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação do serviço.


O edital de licitação da faixa de 450 MHz deverá ser publicado em abril deste ano, pela Anatel, e o leilão deverá ocorrer no mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator