sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Falta de competência na gestão de projetos de Comunicação Critica

Nas Comunicações Críticas para segurança pública, a implantação de uma solução mau projetada, resulta em risco para segurança do agente público e do cidadão. Principalmente quando os Gestor do Projeto se considera a “sumidade”, este é o maior problema. O responsável pela gestão do projeto acredita que sabe o que na prática não sabe, não sabe como será a obra (infraestrutura) nem tampouco a capacidade de resposta do sistema (qualidade operacional). Quando o sistema não está bem especificado e o orçamento foi malfeito, certamente haverá inevitáveis mudanças de rumo e adaptações (puxadinhos) pois um erro leva a outro e será preciso fazer remendos, criando o ciclo continuo de problemas a solucionar o que, normalmente, resulta em prejuízos irreparáveis na sua eficiência e eficácia além de demandar um tempo maior para sua efetiva implantação. O fator tempo deve ser bem aplicado permitindo assim, que o projeto transcorra de forma perene, pois, quando um projeto feito às pressas (nas coxas) o seu resultado será de mau a ruim a exemplo dos projetos de Comunicações Críticas do PAN2007 e outros eventos deste porte.
O mau projeto resulta de um planejamento e implantação mal feito. Os “gestores públicos” que assumem, arrogantemente e/ou com segundas intenções, a gerencia de projetos, por acreditarem que são capazes de conduzir todo os processos sozinhos e/ou quando são mal assessorados, acabam criando os famosos “elefantes brancos”. Portanto, quando existe, previamente, uma mediação profissional, isenta de interesses comerciais e políticos e, até mesmo, em sua maioria, interesses pessoais, possibilita um controle eficiente do projeto, ou seja, passa a existir um parâmetro exato do que deveria ser realizado.
É lógico que todo projeto tem seus percalços, porém quando são bem conduzidos por profissionais competentes, todos os óbices são naturalmente mitigados ou eliminados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator