sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

“Tolerância Zero” no Rio de Janeiro


"Sem tecnologia isso não teria sido possível” (Rudolph Giuliani)
(Fonte: A gazeta do Povo)

“A segurança não é o único caminho, mas é o melhor caminho para o desenvolvimento econômico”, defendeu ontem Rudolph Giuliani, depois da palestra “Liderança e Soluções de Conflito”, no Fórum de Marketing. De acordo com ele, criador da política da “Tolerância Zero”, que diminuiu a criminalidade de Nova Iorque em 70%, o sistema usado na cidade pode ser replicado em qualquer lugar do mundo.

A receita, segundo Giuliani, é levar para o computador todos os crimes registrados na cidade e o local em que eles aconteceram. A partir dessas informações, diz ele, é possível entender como funciona o crime em cada localidade, onde está concentrado e qual a melhor forma de combatê-lo. Esse foi o primeiro passo na implementação da política da “Tolerância Zero”. “Com a estatística e análise da cidade, podíamos reagir a uma situação antes que se tornasse uma tendência. Antes, não conseguíamos agir até que a situação se tornasse uma tendência conhecida”, disse Giuliani.

A partir das estatísticas, passou-se a trabalhar em ações de combate à criminalidade, dimensionamento de força policial, concentração, patrulhamento, investigação e policiais bem remunerados e recompensados. “Passamos de capital do crime para a capital mais segura. Sem tecnologia isso não teria sido possível”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog