quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Centro Integrado de Comando e Controle - CICC/SESEG




(fonte: http://www.riotemporada.com.br/2010/centro-integrado-de-comando-e-controle-o-pentagono-carioca/ )

Foi iniciada, no mês de setembro de 2010, com um orçamento de 60 milhões, a construção do Centro Integrado de Comando e Controle(CICC) do Estado do Rio de Janeiro. Com este novo serviço, ofertado pelo governo estadual, a capital fluminense terá uma redundância de Centros de Comando e Controle, pois a prefeitura inaugurou, em dezembro de 2010, o seu Centro de Operações para gestão de crise, com base na filosofia do SCI (Sistema de Comando de Incidentes). Os dois centros terão semelhança de recursos tecnológicos e de objetivos operacionais. O CICC do Governo do Estado do Rio de Janeiro está sendo construído na Rua Benedito Hipólito, paralela à Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, quase ao lado do Centro de Comando e Controle da prefeitura do Rio de Janeiro.
Semelhantemente ao Cento de comando e controle da Prefeitura, o CICC da SESEG também contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo. Além de teleatendimentos como o da Polícia Militar (190), atualmente instalado e operando, no prédio da Central do Brasil, e o do Corpo de Bombeiros (193), atualmente instalado no Quartel Central. O CICC ainda terá um andar reservado somente para gestão de crises ou de grandes eventos. A previsão é que as obras sejam concluídas até maio deste ano.
Estarão presentes no CICC:
- A Guarda Municipal;
- A Defesa Civil municipal,;
- A CET-Rio;
- O SAMU;
- As policias (PC e PM) estaduais do RJ;
- Corpo de Bombeiros do RJ;
- A Polícia Rodoviária Federal (PRF);
E outras organizações pública e concessionárias.
A área total construída será de dez mil metros quadrados. Haverá estacionamento, com capacidade para 120 vagas, e um auditório para cem pessoas. A exemplo da prefeitura do RJ , a Subsecretaria de Modernização Tecnológica SsMT da SESEG/RJ enviou representantes que visitaram as várias cidades na Europa, América do Norte e Ásia, ( Nova York, Los Angeles, Washington, Madri, Londres, Cidade do México, Roma e Istambul)l. portanto os dois Centros, municipal e estadual, possuem o mesmo escopo.
Entre as demandas de Segurança Social, do CICC, haverá duas funções distintas que se complementam no mesmo espaço:
- A gestão do dia a dia da cidade, que acontecerá 24 horas por dia nos sete dias da semana ; e
- A gestão de crises e de grandes eventos, que acontecerá periodicamente.
Será como um grande condomínio, reunindo órgãos que terão a sua autonomia, mas poderão se comunicar mais facilmente. Acredito que o primeiro grande evento para o CICC deva ser o réveillon de 2011 para 2012 no município do Rio de janeiro (Copacabana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog