quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tornado no Rio de Janeiro filmado a 50m em HD 19 01 2011




Tornado atinge o RJ baixada e zona oeste do rio de janeiro!

Um tornado de baixa intensidade foi registrado em Nova Iguaçu (RJ) e Bangu, no início da noite de ontem (18:30 hs). Os fortes ventos promoveram estragos em várias residências, destelhou casas, derrubou muros e postes da rede elétrica, entre outros estragos. felizmente não houve vitimas graves.
O fenômeno Metereológico atingiu sete bairros da zona Oeste e Baixada Fluminense por, aproximadamente. Os metereologistas cariocas não creditavam que o fato fosse tão grave, inclusive achando que havia sido um "tornado fraquinho" que havia passado pela cidade. esta era a opinião do meteorologista Lucio de Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas não teve dúvidas ao ver, no yutube, o volume das nuvens giratórias e cônicas, características de um tornado.
"Eu não estava acreditando, mas a nuvem em forma de funil não deixa dúvida. Como ocorreu num lugar apenas, não foi sentido em nenhuma estação meteorológica. Não foi registrado qualquer vento nem chuva que pudesse se associar a este tornado", explicou Souza, cujo palpite é de que a velocidade tenha ficado entre 80 km/h e 90 km/h. "Mas a gente não mediu nada".

Este fenômeno, com menor intensidade, já ocorreu no Rio de Janeiro em 2006.

"Formações de tornado voltam a aparecer na orla do Rio de Janeiro
19/04/2006 | 19:41 | GLOBO ONLINE
O coordenador do Departamento de Meteorologia da UFRJ, Luiz Maia, notou nesta terça-feira, durante a passagem da frente fria pelo Rio, a existência de formações de pequenos tornados ao longo da orla carioca na Praia de Copacabana e na altura do Pão de Açúcar.
Ele diz que o fenômeno sempre foi considerado atípico na cidade, mas ultimamente tem se repetido com uma freqüência anormal, surpreendendo especialistas. Alguns tornados tocam na água, formando as chamadas trombas d'água, mas os identificados nesta terça-feira eram mais largos e não chegavam à superfície do mar.
No dia 3 de abril uma tromba d'água foi vista na Praia da Barra da Tijuca, impressionando banhistas e bombeiros. O salva-vidas Josinei Santos, 28 anos, assistiu à passagem da tromba d'água do alto de um dos postos de salvamento da Barra e ficou surpreso com a cena - Era uma espécie de redemoinho, com nuvens pretas carregadas, e tinha um funil. Dava para ver de toda a orla da praia, mas era mais visível do Posto 4. Nunca vi coisa parecida antes. Era impressionante - dissera o bombeiro na ocasião. Ele fotografou a passagem do minitornado.
Para especialistas, o aumento da freqüência de trombas d'água na região do Rio - em fevereiro de 2005, moradores da Praia do Anil, em Mauá, distrito de Magé, presenciaram algo parecido - pode ser conseqüência do aquecimento global."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog