sábado, 8 de janeiro de 2011

Inaugurado o novo Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro, para Missões Críticas e Emergência ((fonte: http://veja.abril.com.br).




O prefeito do Rio, Eduardo Paes, observa junto aos operadores o funcionamento do telão de 80 metros quadrados, no Centro de Controle da prefeitura (Gustavo Pellizzon/Ag.O Globo)


Com a inauguração do Centro de Operações da prefeitura no dia 31, o Rio de Janeiro atendeu de forma rápida, eficiente e completa, uma importante demanda para Segurança Pública, que necessitava modernizar o sistema de monitoramento das áreas urbanas, a exemplo de outras importantes cidades inteligentes da Europa, EUA e Ásia as "Smart cities" (designação criada pela IBM para os sistemas que já funcionam em Nova York, Madri e Cingapura). O sistema foi instalado na Cidade Nova e inaugurado pelo O prefeito Eduardo Paes. O local tem capacidade de integrar órgãos municipais e estaduais, além das concessionárias (LIGTH, CEDAE, etc.), é um verdadeiro quartel-general para monitorar o funcionamento da cidade – principalmente em situações de crise, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito e ventos de segurança pública, pois o posicionamento das UPPs também estão incluídas no software de gerenciamento de crise.

O novo COp da prefeitura do Rio de Janeiro foi colocado em plena operação, se antecipando ao novo Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI) do Estado do Rio de janeiro capitaneado pela SESEG, que ainda está em fase de construção. O CCCI foi idealizado para atender, a principio, as mesmas demandas já atendidas pelo COp da prefeitura do Rio de Janeiro.

A Sala de Controle do COp da prefeitura do RJ, resulta da aplicação das mais modernas tecnologias existentes em outros países e no Brasil , através de empresas com grande experiência na área de Missão Crítica. Sua infraestrutura operacional é composta por: um telão de 80 metros quadrados – o maior da América Latina. está equipada com 300 monitores espalhados em 100 salas, por onde mais de 300 mil metros de cabos de telecomunicações integram as informações recebidas e geradas pelo Centro de Operações. Serão 70 operadores trabalhando ao mesmo tempo, lado a lado, com acesso a imagens da cidade, através de câmeras da CET-Rio e outras instaladas em ônibus. Somados os três turnos, ao todo, serão 400 profissionais, incluindo Policiais Militares.
O Centro produzirá, diariamente, três boletins com informações sobre a cidade, que serão repassados à imprensa. Até o fim do primeiro semestre de 2011, o local passará a contar com um inédito sistema de Previsão de Metereologia de Alta Resolução (PMAR), que será capaz de prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência.

Não é mágica, alerta Paes – O prefeito avisou, no entanto, que o novo Centro não vai fazer mágica, transformando o Rio numa cidade perfeita de uma hora para outra. Apesar de prever possíveis calamidades e permitir que as decisões sejam antecipadas, a unidade não resolve os problemas de drenagem, nem de construções irregulares em encostas. Por isso, o prefeito fez questão de pedir paciência à população e à imprensa no caso de eventuais falhas de primeiro momento.

O prefeito poderá acompanhar tudo à distância e até participar de reuniões virtuais na Sala de Crise, por teleconferência. Além do Centro de Operações, o sistema também foi instalado na residência oficial do prefeito, na Gávea Pequena, no Prédio da Defesa Civil e na sede do governo do estado, o Palácio Guanabara – permitindo, assim, a eventual e importante, participação do governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog