sábado, 8 de janeiro de 2011

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) do Estado do Amapá




Tecnologia e integração a serviço da população

O Estado do Amapá oferece atendimento rápido e eficaz ao cidadão por meio do serviço de emergência 190. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) está em operação desde junho de 2006. O Ciodes é parte do planejamento estratégico do Governo do Amapá para a Defesa Social, a fim de garantir atendimento de ocorrências em tempo real e de forma integrada.

O Ciodes é vinculado a Secretaria Especial de Desenvolvimento da Defesa Social e reúne os centros de operações das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnico Científica, Polícia Ambiental, Grupo Tático Aerotransportado, Instituto de Administração Penitenciária e Instituto de Defesa do Consumidor. Foi criado com o objetivo de centralizar as informações para que os órgãos de defesa possam atuar de forma complementar e harmônica otimizando as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população.

O Ciodes utiliza tecnologia de ponta, como o sistema para transmissão de voz e dados, localização das viaturas de serviço, geoprocessamento e mapa digitalizado de Macapá. Estas tecnologias são integradas através de um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências.

Para viabilizar este processo, o Ciodes implantou a solução I/CAD para automação dos recursos de segurança pública (forças policiais) e demais sistemas de assistência (como defesa civil, bombeiros e ambulâncias), fornecida pela Sisgraph, representante exclusiva da Intergraph no Brasil e América Latina. O sistema CAD (Computer Aided Dispatch), baseado na automação de todo o processo entre o atendimento telefônico e o despacho de viaturas, utilizando mapas digitais e dinâmicos, é hoje o mais usado no mundo, tanto em combate e prevenção ao crime como também na otimização de socorro. São mais de 200 clientes em 20 países, protegendo mais de 500 milhões de pessoas.

O sistema permite que cada solicitação seja analisada rapidamente e que a partir daí, seja providenciado o atendimento de acordo com a natureza da chamada e proximidade das viaturas. A solução da SISGRAPH também permite controle e interação com informações geradas pelas chamadas, que resulta na criação de bancos de dados estatísticos. Isso abre a possibilidade de melhor planejamento de operações para a inteligência policial.

Instituições como a Polícia de Washington (EUA); as brigadas de prevenção de acidentes, de polícia e corpo de bombeiros de San Diego (EUA); todos os mecanismos de repressão e socorro de Toronto (Canadá); toda a corporação policial e de bombeiros da Nova Zelândia; os bombeiros de Lyon, na França; os sistemas de socorro público de Antuérpia, na Bélgica; a polícia de Bangcoc, na Tailândia; e as patrulhas estaduais e federais baseadas em Minnesota (EUA), além de vários outros organismos na Alemanha, Itália e Austrália usam a totalidade dos recursos do sistema I/CAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog