terça-feira, 15 de março de 2011

Governo centraliza compras de bens e serviços de TI e Telecom




O Ministério do Planejamento está a frente da redação e lançamento de um edital que prevê a contratação única de serviços de telefonia móvel para 17 ministérios. É a primeira vez que o governo usa o seu poder de compra para adquirir serviços de telefonia em bloco para alcançar preços mais baixos.

A tendência é de que este edital, previsto para sair até abril, funcione como um piloto para o governo. Idéia é estendê-lo para outros bens e serviços de TI, inclusive, software. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 15/03, pelo diretor do Departamento de Serviços de Rede da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Planejamento, e um dos principais articuladores da revisão da IN-4, Cristiano Rocha Heckert, no Seminário de Compras Governamentais, promovido pela ASSESPRO Nacional, na Câmara dos Deputados.

A proposta do novo modelo de compras provocou a imediata reação do setor de software, que se mostrou preocupado diante da possibilidade de alguns serviços da área também virem a ser contratados em bloco pelos ministérios - hoje, cada um utiliza o seu processo de aquisição.

Diante da reação, Heckert observou que nem todos os serviços de software poderão vir a ser comprados neste modelo de compra única. Lembrou, por exemplo, que uma solução adquirida pelo ministério do Meio Ambiente não deverá, necessariamente, ser do interesse de outras pastas.

Contudo, destacou que não faz mais sentido o governo comprar, por exemplo, sistemas como o de controle de funcionários de forma isolada, com preços e quantidades diferentes. O poder de compra - prática bastante utilizada pelas empresas privadas, principalmente, gigantes como as operadoras de telecom - poderia ser adotado ainda na aquisição de software de gestão empresarial (ERP), usado por todos os órgãos e hoje adquirido de forma descentralizada. O assunto não agradou ao setor de software e deverá gerar repercussões futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog