quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Explosão solar pode afetar sistemas de comunicações na Terra



25-01-2012

8:36:00

O Observatório Solar da NASA registrou uma explosão solar classificada como M9, no cimo da escala, sendo o maior risco imediato afetar as comunicações na Terra. É a maior tempestade geomagnética desde 2005.

A erupção registrada pela NASA ficou próxima da classe X, mas o Observatório Solar indica que está “dentro da normalidade”, em função do período ativo da estrela.

À cautela, a NASA avança, porém que ninguém pode admitir que não há nenhum perigo, dado que "a erupção pode aumentar tempestades solares e o seu grau de intensidade".

Há algumas semanas que se registra uma atividade acima do normal na superfície solar, que culminou num feixe de explosões a semana passada, cujo material libertado haveria de ultrapassar a órbita solar e atingir a Terra.

O fenômeno fez com que as partículas solares sejam conduzidas a cerca de 2 mil quilômetros por segundo, cinco vezes mais rápido que o habitual, explicou um especialista do Observatório Solar onde a tempestade solar está a ser acompanhado.

A intensa radiação provocada pela energia magnética libertada pela erupção na mancha solar 1402, foi observada por satélites cujo registro indica que a massa foi expelida em direção à Terra.

A magnetosfera da Terra está a recuperar da erupção solar, mas deverá enfrentar uma nova erupção três vezes maior que, em função da velocidade registrada, deverá atingir o planeta até quarta-feira.

É a maior tempestade geomagnética desde 2005, garantem os cientistas, e deverão atingir a Terra, com potenciais interferências em rotas aéreas, redes de energia e satélites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog