sábado, 25 de junho de 2011

Aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online:


A rede mundial de computadores já existe no Brasil há mais de 20 anos, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e pode ser acessada por praticamente qualquer pessoa, dentro e fora do país. Quando acontece algum problema, como fraude, roubo de senha e invasão de vírus no computador, na maioria das vezes a culpa é do próprio usuário, que esquece que a internet é uma rede pública e que é preciso tomar certas precauções contra fraudes.

Para que tomar cuidados ao compartilhar informações na internet se meu computador tem antivírus? Não se engane. Diariamente, novos tipos de vírus surgem no mundo e nem antivírus é capaz de reconhecer todos eles. Leandro Giuseppe Tronchin é Analista de TI (Tecnologia da Informação) e convive com os perigos que aparecem na rede. “A segurança online depende dos cuidados do usuário, que deve evitar sites suspeitos, clicar em links enviados por desconhecidos ou baixar executáveis anexados em e-mails de autor não confiável”, diz ele.

Fique atento também ao compartilhar suas informações pessoais com terceiros ou sites suspeitos. “Como essas informações são armazenadas em servidores das instituições que mantêm os sites, corre-se o risco delas serem repassadas sem sua autorização para outras instituições ou de um atacante comprometer este servidor e obter acesso a todas elas”, explica Leandro. “Procure, então, não fornecer seus dados pessoais (como nome, e-mail, endereço e números de documentos) para terceiros. Também nunca forneça informações sensíveis (como senhas e números do cartão de crédito), a menos que esteja sendo realizada uma transação comercial ou financeira e se tenha certeza da idoneidade da instituição que mantém o site”, aconselha.

De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição especialista em tecnologia da informação, Microcamp, 56% dos sites de risco são domínios pornográficos. Mas qualquer um, se não forem tomadas as devidas precauções, pode oferecer perigo ao usuário. Então, o que se sugere? Leandro Tronchin lista cinco dicas que podem ajudar a proteger suas informações. “É o básico do básico, que muitas vezes, por ser tão básico, acaba sendo ignorado, e é aí que complica”, alerta ele. Veja abaixo:

1. Conheça as URLs (Uniform Resource Locator, que é o endereço eletrônico do site visitado);
2. Criptografia pode e deve ser usada (que é uma forma de manter seus documentos armazenados no computador ilegíveis para terceiros);
3. Atualize sempre os aplicativos;
4. Compartilhe seus conhecimentos, ensine aqueles que não sabem;
5. Backup nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog