quinta-feira, 23 de junho de 2011

Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro. Solução definitiva para Comando e Controle para os eventos de: 2013, 2014 e 2016.



Fig1. Centro de Operações do RJ. Nesta foto, as telas mostram, da esquerda para a direita: rede elétrica, coleta de lixo, eventos críticos na cidade, câmeras de monitoramento de ruas e trânsito e canal meteorológico
.

Os recursos tecnológicos apresentados pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro - COR/RJ já habilita a Prefeitura do RJ a atuar como a principal gestora das Missões Criticas (segurança pública, defesa civil, controle de trafego, etc.). O COR foi inaugurado em 2010, com que existe de mais moderno em tecnologias de TI e radiocomunicações, e já acumula experiência suficiente para atuar no Comando e Controle das ações de Segurança pública e nas outras ações de garantia da Ordem Pública. O estado do Rj através de um projeto da SESEG (ainda em fase de projeto), pretende copiar o sucesso, da realidade técnica e operacional do COR/RJ, alcançado pela equipe de TI da prefeitura do RJ. Talvez o projeto do Estado do RJ nem seja concluído, visto que será uma redundância da solução já implantada e totalmente operada pela prefeitura do RJ. Caso esta mudança de planos da SESEG/RJ seja confirmada, permitirá, quem sabe, que a verba destinada ao projeto do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) que pertence ao Estado do Rio de Janeiro, seja aplicada na expansão e melhoria do atendimento 190 (atualmente instalado no prédio da central do Brasil) ou na ampliação e modernização dos Centros de Operações de cada Corporação que compõem a estrutura base da Segurança Pública Estadual (QG/PMERJ "Maré Zero", CECOPOL - PCERJ e o COCB - CBMERJ)

Publicado em por André Luis Paraense "A equipe da MobWise visitou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro na última sexta, 04/02, convidada pelo Diretor de Cidades Inteligentes da IBM no Brasil, Pedro Almeida. O COR é excelente e único no país, merecendo destaque internacional na área de desastres. É um verdadeiro “sistema de sistemas”, com diversas telas integrando diferentes sistemas com diagnósticos em tempo real e previsão de meteorologia, operação da coleta de lixo, funcionamento da rede elétrica, eventos críticos, trânsito e transportes, como pode ser visto na figura 1. Além disto, o COR conta com uma sala de imprensa dedicada, onde ficam estações de rádio e TV, e uma sala de assessoria de comunicação do próprio centro. Há salas de reunião para conferências com todos os secretários, para tomada de decisão, e inclusive um gabinete onde o Prefeito pode dormir, em casos críticos"

fonte: http://www.mobwise.com.br/wordpress/?p=900


Fig. 2 - COR, parte direita da sala de controle.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog