sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA REDUNDÂNCIA e da CONTINGÊNCIA

No planejamento de aquisição de tecnologias em Comunicações Criticas para atividades de Segurança Pública, existem dois fatores que devem sempre ser considerados como peças principais para garantir o máximo de resultado operacional. Este máximo representa a garantia de menor tempo de inoperância dos sistemas de: Radiocomunicações, Telefonia, WIMAX, etc. Os fatores que devem ser considerados como primordiais são: a Redundância e a Contingência.
O que é Redundância em um sistema de Comunicações Críticas: A redundância é garantia de funcionamento de um sistema ou rede que não pode parar, ou seja, são os suportes que garantem a proteção contra possíveis falhas (queda de energia, defeitos elétricos, mecânicos, etc.) A redundância deve sempre estar presente em qualquer atividade de Missão Crítica.
O que é Contingência em Comunicações Críticas: por definição, um plano de contingência “também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação. Dada a grande importância deste processo seu custo deve estar incluído no escopo de novos projetos.” (fonte Wikipédia).
Portanto ao se planejar a aquisição e/ou implantação de um sistema de Comunicações Críticas é necessário sempre um bom planejamento estratégico, para garantir a máxima integridade e confiabilidade da rede contra a ocorrência de fatos naturais ou antrópicos.
De nada adianta investir milhões em tecnologia se não houver a redundância de equipamentos vitais e um plano de contingência. Sem estas ferramentas de gestão não haverá garantias de atendimento das demandas sem paralisação. As comunicações Criticas são aquelas que não podem parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog