quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que deixou grande parte do Brasil sem luz?

fonte: opinião e noticia em 11/11/09

Direção da usina de Itaipu desmente ministro das Minas e Energia e diz que problema não teve origem na hidrelétrica. Hipótese de hacker é descartada.

O blecaute que deixou deixou várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil às escuras na noite desta terça-feira, 10, e madrugada desta quarta-feira, 11, ainda não tem uma explicação clara. Houve inclusive interrupção parcial do funcionamento de telefones fixos e celulares em algumas regiões.

Em nota, Itaipu informou que, “por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó”.

No último domingo, 8, o programa “60 minutes”, da emissora norte-americana CBS, exibiu uma reportagem segundo a qual dois “apagões” no Brasil nos últimos quatro anos teriam sido causados por ataques de hackers. A hipótese de que essa tenha sido a causa deste último blecaute foi descartada pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog