sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ferramenta transforma em áudio, em tempo real, conteúdos escritos de sites


Roteiro de compras » Aplicações » Ferramenta transforma em áudio, em tempo real, conteúdos escritos de sites

Ferramenta transforma em áudio, em tempo real, conteúdos escritos de sites

Para tornar a internet acessível a um número maior de usuários, a empresa sueca ReadSpeaker desenvolveu um serviço que converte para áudio, em tempo real, os conteúdos escritos dos sites. Trata-se do ReadSpeaker, voltado tanto para empresas privadas quanto para administrações públicas. A solução incorpora a tecnologia TTS (sigla proveniente da expressão em inglês text-to-speech), permitindo ao usuário ouvir o que está escrito nas páginas enquanto navega.

“O ReadSpeaker, ao ler em voz alta os conteúdos dos sites, torna-se uma interessante e inovadora ajuda para pessoas com dificuldade na leitura, aumentando a acessibilidade dos sites”, afirma José Novais, sócio-gerente da VozWeb, distribuidora e parceira da ReadSpeaker em Portugal e países de língua portuguesa.

De acordo com ele, os governos municipais e estaduais estão entre os principais clientes da ReadSpeaker em todos os países da Europa. A empresa aposta que, quando implantada pelas administrações municipais, a ferramenta pode oferecer grandes ganhos ao poder público e aos usuários. “O fator acessibilidade é de extrema importância nos sites públicos. A informação deve chegar ao maior número de pessoas possível”, comenta.

Segundo Novais, não são necessários grandes investimentos ou instalação de software para se utilizar a ferramenta. A solução é alojada no servidor da ReadSpeaker. “A aplicação do ReadSpeaker é extremamente simples: basta inserir um link de chamada ao serviço de vocalização nas páginas do site cujo conteúdo será vocalizado”, diz.

Ao navegar no site, o visitante clica no link para ouvir o texto. “Uma vez que o serviço é gratuito para os usuários das páginas, eles não necessitam baixar qualquer tipo de software ou plug-in. O visitante deve dispor apenas de alto-falantes ou fones de ouvido”, informa Novais.

Outras ferramentas

O sócio-geral da empresa distribuidora conta que a ReadSpeaker oferece outras soluções de vocalização de conteúdos que podem atender a demandas de sites de órgãos públicos. O docReader, por exemplo, efetua a leitura online de documentos do tipo PDF, Word ou Open Office. Já o formReader é um serviço de voz que auxilia no preenchimento de formulários.

Há ainda a solução voltada para aparelhos móveis. O audioMobile, que pode ser utilizado em iPhone, iPad, Android e BlackBerry, permite ouvir o conteúdo dos aplicativos desses aparelhos como alternativa ou complemento à leitura.

Novais acrescenta que o desenvolvimento das soluções ReadSpeaker leva em conta não apenas a acessibilidade que proporcionarão aos usuários, como também a capacidade de funcionar em qualquer terminal. “Queremos oferecer o máximo de acesso não só a partir de computadores, mas também de iPhones e outros smartphones, incluindo BlackBerry e Android, e ainda iPads, leitores de MP3, palmtops, consoles de vídeo e quiosques de internet”, enfatiza.

Para mais informações, acesse o site da ReadSpeaker.

Data: 10 de fevereiro de 2011 Autor: Gabriela Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog