domingo, 20 de fevereiro de 2011

que é o PMR446? (Uma explicação breve)




O Personal Mobile Radio é o equivalente Europeu do Family Radio Service (FRS) nos Estados Unidos e Canadá.

Basicamente, trata-se de uma frequência rádio (446MHz) que pode ser utilizada através da Europa (ou da sua maioria, pelo menos) por qualquer pessoa que possua um rádio bidirecional PMR446 (tipo um "Walkie Talkie", se quiser), sem qualquer necessidade de licença. Aliás, a grande vantagem do PMR446 é mesmo essa. A partir do momento que compra um rádio pode começar a usá-lo.

A ideia por detrás do PMR (e do FRS) é a de ser utilizado para comunicações particulares, e não para qualquer uso profissional ou comercial (embora o mesmo não seja terminantemente proibido). Usos típicos de PMR incluem, por exemplo, um grupo de amigos a praticar ski/campismo, comunicação entre 2 carros durante uma viagem de família, comunicação pais/filhos em férias/no shopping, combinar uma viagem ao pub/bar com o vizinho do outro lado da rua... Sempre que esteja relativamente perto da pessoa que quer contactar, o PMR446 é uma boa maneira de o fazer sem gastar dinheiro.

2 comentários:

  1. Oi Renato! Eu sou da Eslováquia e em próximos dias vou ao Brasil. Tenho 2 aparelhos de padrão PMR446 que gostaria de usar lá, mas tenho dúvida se é legal e permitido usar-los no Brasil. Então a pergunta está: Posso trazer esses aparelhos no Brasil e usar? Muito obrigado pela resposta!
    Pavol.

    ResponderExcluir
  2. Afinal, 446Mhz, funciona no brasil ou nao???

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua participação é bem-vinda, contudo para evitar qualquer mal entendido vamos analisar sua opinião de forma democrática.

Newsgula Headline Animator

Arquivo do blog